O campeonato regional de futebol no interior da Ilha de Santiago, previsto para arrancar hoje, ficou adiado para 12 de Novembro, uma vez que a associação ainda não conseguiu financiamento para liquidar as dívidas junto dos árbitros.

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da Associação Regional de Futebol, João da Veiga, adiantando que, apesar de terem estipulado esta data, ainda o campeonato está em risco, na medida em não conseguiram liquidar a dívida de 1 milhão de escudos com a equipa da arbitragem.

“Tínhamos marcado para começar hoje, mas não conseguimos, porque não estamos preparados financeiramente. Os clubes estão de acordo para adiarmos para 12 de Novembro, e até lá esperamos arrecadar os apoios financeiros das câmaras municipais, que na época anterior não contribuíram”, disse.

Lembrou que na época anterior realizaram cerca de 300 jogos, com os quais gastaram 12 contos por cada partida, em jogos da primeira e segunda divisão.

Explicou que apenas receberam uma subvenção da Federação Cabo-verdiana de Futebol, em 230 contos, quantia que serviu para pagar árbitros, transporte e delgados de jogo, mas não foi suficiente.

Nesta época desportiva, disse que os autarcas ainda não se pronunciaram se vão ou não contribuir para que o campeonato arranque pelo menos no dia 12 de Novembro, dia do Desporto Cabo-verdiano.

“A Associação vai continuar com os trabalhos de inscrição dos clubes, mas a partir dali vamos aguardar até 30 de Outubro, para ver se teremos algum pronunciamento das câmaras e de outros parceiros. Vamos fazer uma reunião com as câmaras para ver o que acontece”, frisou.

João da Veiga pede que as câmaras municipais não fiquem indiferente perante esta situação, pois, segundo destacou, quem ganha com o campeonato são "os jovens que, em vez de se enveredarem por maus caminhos, ao praticarem o desporto, estarão num ambiente saudável e livre de álcool, droga e outros males sociais".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.