A edição deste ano da Supertaça da ilha de São Vicente, que porá frente-a-frente este sábado, no Estádio Adérito Sena, as formações do Mindelense e do Salamansa, homenageia o ex-internacional cabo-verdiano Djobla.

Tido por muitos como um dos melhores futebolistas cabo-verdianos de sempre, Djobla envergou as camisolas de diversos clubes locais, entre eles o Mindelense e o Derby, e foi várias internacional pela seleção nos finais da década de 80, princípios da de 90.

Uma célebre lesão num jogo particular entre o Mindelense e o Maxaquene, de Moçambique, afastou o então jovem futebolista de uma carreira que ainda muito tinha para oferecer aos amantes do bom futebol.

Primeira competição da nova época futebolística, a Supertaça é disputada pelo campeão (Mindelense) e pelo vencedor da Taça de São Vicente (Salamansa) da época anterior.

Por outro lado, o calendário de provas oficiais da Associação de Futebol de São Vicente, já divulgado, será cumprido ao logo de seis meses, de Outubro do corrente ano a abril de 2017, com um conjunto de provas na primeira e segunda divisões como Supertaça, Taça Associação, Taça São Vicente e campeonato regional, para além de provas nos escalões de formação e futebol feminino.

Este ano, como novidade, e a anteceder a Taça Associação, ex-Torneio de Abertura, a associação programou mais duas competições, a Taça dos Campeões, no fim-de-semana 15 e 16, a disputar entre os campeões da 1ª e 2ª divisões, e a Taça cidade do Mindelo.

A Taça Associação da 1ª divisão, que se disputa no sistema todos contra todos a uma mão, em sete jornadas, já tem calendário, o qual ditou, para a 1ª jornada, dias 29 e 30 de outubro, os jogos Farense – Ribeira Bote, Mindelense – Falcões do Norte, Derby – Académica e Salamansa Batuque.

O campeonato regional de São Vicente, por seu lado, a disputar-se em 14 jornadas distribuídas por duas voltas, principia no fim-de-semana 17 e 18 de dezembro, com os jogos Ribeira Bote – Derby, Falcões do Norte – Batuque, Salamansa – Académica e Farense – Mindelense.

Da mesma forma, clubes e associação promoveram o sorteio da Taça São Vicente, envolvendo equipas da 1ª e 2ª divisões, a disputar de 20 de janeiro de 2017 a 30 de abril do mesmo ano, em duas eliminatórias, meias-finais e final.

A primeira eliminatória, distribuída por três dias (20, 21 e 22 de Janeiro) tem o seguinte quadro de jogos: Amarante (2ª divisão) – Académica; Farense – Mindelense; Batuque – Calhau (2ª divisão); Castilho (2ª divisão) – Derby; Salamansa – Ribeira Bote; São Pedro (2ª divisão) – Falcões do Norte e Corinthians (2ª divisão) – Ponta de Pom (2ª divisão).

Os vencedores disputam a segunda eliminatória, dias 18 e 19 de fevereiro de 2017, seguindo-se as meias-finais, dias 18 e 19 de abril de 2017, e a final a 29 de abril de 2017.

As provas da 2ª divisão, por seu lado, estão calendarizadas para o fim-de-semana 29 e 30 de outubro, com a Taça Associação, antigo Torneio de Abertura, e campeonato regional, com início marcado para o fim-de-semana 17 e 18 de dezembro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.