As equipas do Ribeira Bote e do Salamansa disputam este fim-de-semana o título de campeão da 2ª divisão e, consequentemente, a promoção à 1ª divisão, com a particularidade de a diferença de golos poder ser fator decisivo.

As duas equipas chegam à décima e última jornada do campeonato empatadas em quase tudo: em nove jogos ambas amealharam 21 pontos, têm o mesmo número de vitórias (seis), de empates (três), de golos marcados (25) e não sofreram nenhuma derrota.

A diferença, todavia, à partida para a derradeira jornada, reside nos golos sofridos, nove no caso do Salamansa, e seis no do Ribeira Bote, o que faz a balança pender para o lado desta equipa com um uma diferença de golos marcados e sofridos positiva de 19 golos, contra 16 de Salamansa.

O calendário da última jornada do campeonato da 2ª divisão indica que o Ribeira Bote é a primeira equipa a entrar em campo, no sábado, 20, às 12h00, para defrontar a equipa de São Pedro.

Já a formação do Salamansa, que terá como adversária a equipa do Calhau, vai entrar em campo no domingo, 21, às 10h00, já conhecedora, portanto, do resultado do Ribeira Bote.

Os campeonatos séniores ficam, assim, definidos no próximo fim-de-semana, conhecidos que são o campeão da primeira divisão (Mindelense) e a equipa despromovida à 2ª divisão (Académica do Mindelo).

Falta apurar a formação que vai disputar a permanência com o 2º classificado da 2ª divisão, na designada liguilha, a duas mãos, Ponta de Pom, penúltimo da 1ª divisão, com 10 pontos ou Castilho, antepenúltimo, com 16, com seis pontos ainda por disputar e vantagem no confronto direto favorável ao Ponta.

Por outro lado, a Associação de Futebol de São Vicente tem ainda em curso os campeonatos sub-15, sub-17 e sénior feminino, devendo arrancar no mês de maio a prova em sub-19.