As dez seleções de futebol em representação das nove ilhas habitadas e da comunidade emigrada, neste caso nos Estados Unidos da América,  já se encontram na ilha do Fogo para o torneio inter-ilhas que se inicia hoje com os jogos da primeira jornada.

A seleção da Boavista chegou no final da tarde de sexta-feira e a de Santiago na noite do mesmo dia, via marítima, e segundo o presidente da Associação de Futebol, Pedro Pires, estão reunidas as condições para o arranque do torneio que é disputado nas cidades de Igreja (Mosteiros) e São Filipe.

Assim,  para hoje sábado, no estádio 5 de Julho, realizam-se os jogos da primeira jornada do grupo B, com a seleção anfitriã (Fogo) a receber a sua congénere da Boavista e a da Brava a medir forças com a seleção da comunidade emigrada nos Estados Unidos da América.

Nos Mosteiros, no estádio Francisco José Rodrigues, e na mesma hora,  jogam-se duas partidas da primeira jornada do grupo A, com Santiago a defrontar S. Nicolau e Santo Antão a medir forças com a seleção do Sal.

A ministra da Educação e Desportos não vai estar presente na cerimónia da abertura do torneio, tendo confirmado, segundo o delegado da Educação e Desportos em São Filipe, Luís Nunes, a sua presença na cerimónia do encerramento deste torneio que se realiza pela primeira vez na ilha do Fogo.