A direção do Varanda Futebol Clube vai recorrer ao Conselho da Disciplina da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) sobre o acórdão do Conselho Jurisdicional da Associação de Santiago Sul que confirma a extinção da Liguilha.

Isto porque o Varanda não se conforma com a sentença tornada pública esta quinta-feira e que contraria os argumentos apresentados pelo clube de Achadinha de Baixo (Praia) que havia recorrido contra a decisão da direção da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul, que decidiu banir a liguilha, o que faz com que o Varanda, penúltimo classificado da primeira divisão, rebaixe ao segundo escalão.

Enquanto membro da direção do Varanda, Jorge Soares avançou à Inforpress que o clube encarnado de Achadinha Baixo não vê fundamentos neste acórdão do Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol de Santiago Sul, alegando que se trata de uma imposição da direção, pelo que o Varanda vai recorrer ao Conselho da Justiça da FCF.

Já o presidente da ARFSS, Mário “Donnay” Avelino, disse que a sua equipa recebeu o acórdão «com toda a normalidade», alegando que «qualquer resultado seria indiferente», pois atesta, a associação limita-se a cumprir «o regulamento e as regras do jogo».

Com o resultado deste acórdão, confirma-se a descida automaticamente de duas equipas do escalão principal do Regional de Futebol de Santiago Sul - Varanda e Vitória  - ao segundo escalão para a temporada 2012/13 e a subida automaticamente da Fiorentina (campeão) e do Bairro (vice-campeão).