O futebolista togolês Emmanuel Adebayor mudou de ideias e vai representar a sua seleção na Taça das Nações Africanas (CAN2013), confirmou o presidente da federação de futebol do Togo (FTF).
O avançado do Tottenham, treinado por André Villas-Boas, havia indicado não ter intenção de participar no torneio que se realiza de 19 de janeiro a 10 de fevereiro, na África do Sul, alegando falta de pagamento de prémios e não haver condições de segurança para a equipa.
No entanto, o presidente da FTF, Gabriel Ameyi, confirmou segunda-feira, em entrevista à estação de rádio argelina Smail Berhaiel, que Adebayor vai mesmo disputar a CAN.
«Claro que vamos para a Taça das Nações com Adebayor. Ele vai estar connosco na África do Sul», afirmou, acrescentando que é «muito importante» a sua presença, pois trata-se do «melhor jogador e capitão de equipa», do Togo.
Ameyi concluiu dizendo que um jogador da qualidade de Adebayor tem de estar presente, à semelhança de «Drogba e todas as outras estrelas».
A segurança é uma questão muito importante para o avançado, que sobreviveu a um ataque à equipa togolesa antes da CAN2010, que se realizou em Angola, tendo um futebolista e um dirigente falecido na sequência dos ferimentos sofridos.
A confirmar-se a sua presença, Adebayor poderá falhar até seis encontros da equipa de Villas-Boas, com destaque para a receção ao Manchester United, em jogo da Premier League.
O Togo está incluído no "grupo da morte" da CAN, ao lado dos favoritos Costa do Marfim e da Tunísia e Argélia.
A estreia dos togoleses está marcada para 22 de janeiro, na cidade de Rustemburgo, frente aos costa-marfinenses, capitaneados por Didier Drogba.