O selecionador angolano, o sérvio Srdjan Vasiljevic, convocou hoje 29 futebolistas para o derradeiro jogo de apuramento para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN19), encontro a disputar em 22 deste mês no Botsuana.

Entre os convocados figuram dois futebolistas a atuar em Portugal, o avançado do Sporting de Braga Wilson Eduardo, que é escolha do técnico sérvio pela segunda vez, depois de, devido a atrasos na documentação, o bracarense ter sido impossibilitado de se estrear na vitória dos 'Palancas Negras' em Luanda, diante do Burkina Faso (2-1), em 18 de novembro do ano passado.

O avançado bracarense já se encontra em Luanda, onde assistiu ao funeral do pai, segundo relata hoje a imprensa angolana, juntando-se no domingo à concentração dos jogadores numa das unidades hoteleiras de Luanda, para iniciarem, na segunda-feira, a preparação para o jogo de dia 22.

O outro jogador angolano a atuar em Portugal é o defesa do Rio Ave Jonathan Buatu, igualmente chamado pela segunda vez pelo selecionador de Angola.

O jogo contra o Botsuana é referente à sexta e última jornada do grupo I de qualificação para a CAN19, a disputar em julho próximo no Egito.

Para se apurar diretamente para a CAN19, Angola (segundo lugar, com nove pontos) terá de vencer no Botsuana (quarto, com um) e esperar que o Burkina Faso (terceiro, com sete) derrote a líder Mauritânia (com 12).

Neste cenário, Angola apura-se diretamente para a fase final do campeonato, uma vez que os 'Palancas Negras' têm vantagem no confronto direto - derrota na Mauritânia por 1-0 e vitória por 4-1 em Luanda.

A Mauritânia apura-se diretamente se empatar ou vencer no Burkina Faso, com Angola a ter de disputar o apuramento através dos 'play-off', se ficar no segundo lugar do grupo.

Na fase de grupos, Angola tem três vitórias - Botsuana (1-0), Mauritânia (4-1) e Burkina Faso (2-1), todas em casa - e duas derrotas, ambas fora - Burkina Faso (1-3) e Mauritânia (0-1).

Convocados de Angola:

- Guarda-redes: Tony Cabaça (1.º de Agosto), Ndulo (Desportivo da Huíla), Lando (Interclube) e JB (Kabuscorp).

- Defesas: Eddie Afonso, Wilson, Mira e Tó Carneiro (Petro de Luanda), Dany Massunguna, Paizo e Isaac (1.º de Agosto), Bastos (Lázio, Itália), Jonathan Buatu (Rio Ave) e Clinton da Mata (Club Brugge, Bélgica).

- Médios: Erenilson (Petro de Luanda), Show e José Ganga (1.º de Agosto), Stélvio Cruz (F91 Dudelange, Luxemburgo)

- Avançados: Nelson da Luz e Mabululu (1.º de Agosto), Vá (Petro de Luanda), Geraldo (Al-Ahly, Egipto), Wilson Eduardo (Sporting de Braga, Portugal), Igor Vetokele (Charlton Athletic, Inglaterra), Djalma Campos (Alanyaspor, Turquia), Freddy (Antályasport, Turquia) e Chico (Bravos do Maquis).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.