A seleção angolana de futebol derrotou a Mauritânia por 4-1 em jogo referente a terceira jornada do grupo I de apuramento ao CAN 2019 nos Camarões, constituindo o principal destaque da semana desportiva em Angola.

Em jogo da terceira jornada disputado no estádio 11 de Novembro, em Luanda, marcaram por Angola Mateus Galiano (dois golos), Djalma e Gelson Dala. Os Palancas Negras receberam dias antes a visita do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, numa das sessões de treino no estádio 11 de Novembro.

Moctar apontou o tento dos visitantes, que estavam em vantagem desde os dois minutos do encontro.

As duas equipas voltam a defrontar-se em Nouakchot na próxima terça-feira, as 18 horas, e partilham a liderança do grupo com seis pontos. A seleção de Angola encontra-se em território do adversário desde as primeiras horas de sábado.

Foi também destaque a semana finda a primeira derrota do Petro de Luanda no campeonato sénior masculino de basquetebol diante do Interclube por 70-82, desafio referente a sexta jornada da prova, que na véspera viu o 1º de Agosto campeão em título a derrotar a Marinha de Guerra por 99-60.

Os sete dias mereceram ainda o destaque pela convocatória da pré-seleção angolana, que irá disputar o Campeonato Africano da modalidade de 9 a 12 de Novembro em Maputo (Moçambique), com o selecionador a chamar 21 jogadores, sendo que para o palco da competição seguem apenas dez.

Fernando Fallé chamou os atletas Dorivaldo Francisco (Petro de Luanda), Beto (1º de Agosto) e os atletas de campo Ny, da Académica de Luanda, Zinade e Bruno, ambos do Petro de Luanda, marcam a sua primeira aparição a nível da pré-seleção sénior.

Completam o grupo Pedro Watanga, Anderson Silva "Nery", Adilson Diogo "Pi", Márcio Fernandes, Airton Chissangana "Geovety", Walter, Martin Payero (Académica), Estevão Dala (Marinha), Sérgio Lukukurico, João António "Jú", Francisco Luís "Guedes" (1º de Agosto), André Centeno (Valdano de Itália), Francisco Veludo (Vircelli de Itália), Humberto Mendes "Big" (Noia de Espanha) e João Pinto (Sporting).

Ainda do hóquei em patins, o 1º de Agosto assumiu a liderança do campeonato ao derrotar a Académica de Luanda por 5-4, “militares” que quebram a invencibilidade dos estudantes da capital depois do campeonato provincial de Luanda e Taça de Angola.