A seleção espanhola de futebol soma dez jogos sem perder em fases finais de Campeonatos da Europa, o seu melhor registo de sempre, que perdura desde a derrota frente a Portugal, no Euro2004.

O triunfo da Espanha frente à França nos quartos de final do Euro2012, por 2-0, aumentou para dez o número de encontros sem sair derrotada, que teve início a 10 de junho de 2008, quando iniciou o percurso para o título no Europeu disputado na Áustria e na Suíça, com uma vitória frente à Rússia, por 4-1.

A última derrota espanhola em competições continentais remonta a 20 de junho de 2004, quando Nuno Gomes deu o triunfo por 1-0 a Portugal, no terceiro e último jogo do Grupo A, e deixou os “vizinhos” de fora dos “oitavos” do Euro2004.

Da derrota em Lisboa, no “verde e branco” Estádio José Alvalade, “sobrevivem” na equipa espanhola, que era comandada por Iñaki Sáez, o guarda-redes Iker Casillas, Xabi Alonso e Fernando Torres, então titulares, e Xavi, suplente.

Na equipa portuguesa, que era liderada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, permanecem apenas Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga, que, no entanto, está afastado do jogo da meia-final de quarta-feira devido a uma lesão muscular.

Desde esse encontro, a Espanha conta 10 jogos sem perder em Europeus, com oito vitórias e dois empates, ambos frente à Itália, a zero nos quartos de final de 2008, que os espanhóis superaram nas grandes penalidades, e a um na primeira jornada do Euro2012.