A Alemanha é, para já, a única equipa do Euro2012 que soma por vitórias os jogos realizados na competição. No “grupo da morte”, os alemães tiveram na Holanda mais uma vitima e venceram por 2-1, num jogo realizado em Kharkiv e que praticamente lhes garante uma vaga nos quartos de final.

Apesar de o resultado final não o sugerir, foi a Holanda quem entrou melhor no relvado de Kharkiv. Nesse período, Van Persie dispôs de duas ocasiões para marcar: mais flagrante a primeira, a que se opôs bem Neuer, e a segunda a terminar com um remate muito torto do avançado do Arsenal. E esgotaram-se por aí as pilhas holandesas, pois a seguir só deu Alemanha.

Os germânicos tomaram conta do jogo e no futebol linear que lhes é característico não demoraram a causar dores de cabeça à muito tremelicante defesa laranja: com espaço para receber e pensar, Schweinsteiger isolou Gomez no coração da área e o avançado do Bayern disparou certeiro de pé direito, em mais uma cara demonstração de qual o papel de um ponta de lança.

A Holanda sentiu o golo e a impiedosa Alemanha voltou a mostrar-se implacável, novamente com Mario Gomez a mostrar como se faz. Desta vez o ponta de lança teve de ser mais refinado na finalização e não se mostrou incomodado: enquadrou-se com a baliza e disparou um míssil que só parou no fundo da baliza de Stekelenburg. Três golos da Alemanha no Europeu, os três com a assinatura de Mario Gomez.

A Alemanha entrou na segunda parte com a mesma dinâmica do primeiro tempo e a Holanda limitava-se a ver jogar. Confortáveis com a vantagem de dois golos, os alemães geriram a seu belo prazer e ainda causaram calafrios à Holanda: Humells, apesar de ser defesa central, conseguiu aparecer na cara do guardião holandês, mas Stekelenburg defendeu a dois tempos.

A Holanda mostrou pouca força na reação e apenas de longe conseguiu causar perigo. Nessas ocasiões, Neuer mostrou porque é por muitos considerado o melhor guarda-redes do Mundo da atualidade.

No entanto, nem mesmo Neuer pôde fazer nada depois de tanta insistência. Com cerca de 15 minutos para jogar, Van Persie em mais um remate de meia distância fez finalmente o primeiro golo da Holanda na prova. E o que parecia pouco provável aconteceu: a Holanda cresceu no jogo e passou a incomodar a impenetrável Alemanha.

Mas como no fim são onze contra onze e no fim ganham os alemães, a Holanda não conseguiu fazer o empate e de facto pouco fez para o merecer.

Nas contas do grupo B, jogada que está a segunda jornada, a Alemanha lidera com seis pontos, seguida de Dinamarca e Portugal, com três, e a Holanda em último, ainda sem qualquer ponto. Se é certo que ainda qualquer uma das quatro equipas pode passar aos quartos de final, é também consensual dizer que a Alemanha tem lugar praticamente garantido e que a Holanda está quase de malas feitas para voltar a casa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.