As autoestradas projetadas para ligar a Polónia à Alemanha e à Ucrânia, inseridas na planificação do Euro2012 de futebol, não vão ficar concluídas a tempo da prova, revelou hoje fonte do governo polaco.

O ministro polaco de Infraestruturas, Slawomir Nowak, disse que a autoestrada que liga a fronteira alemã com a Bielorrússia, através de Varsóvia (A2), não será concluída antes do Euro2012, organizado conjuntamente pela Polónia e pela Ucrânia.

O anúncio de que a autoestrada A2 não ficará concluída a tempo da prova surge após outros troços previstos para abrir antes do início do Euro2012 continuarem por concluir, mesmo depois de milhares de fãs pretenderem ir assistir aos jogos por estrada.

Este último contratempo, mesmo depois de a Polónia se ter comprometido a renovar a sua rede viária para a realização da prova, surge após a revelação de que também o eixo que ligará à República Checa não estará operacional a tempo.

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, afirmou que a realização do Euro2012 seria uma oportunidade para «modernizar» a infraestrutura viária, em grande parte graças à enorme quantidade de fundos comunitários canalizados para o país.

Estes atrasos foram agravados pelos problemas do Estádio Nacional de Varsóvia, ainda não operacional e cujo primeiro jogo será um particular entre a Polónia e Portugal, agendado para 29 de fevereiro.