A Ucrânia terá cerca de 80 novos hotéis preparados para o Campeonato da Europa de futebol de 2012, que vai organizar conjuntamente com a vizinha Polónia, disse esta quarta-feira o vice-primeiro-ministro ucraniano Boris Kolesnikov.

«Entre abril de 2007 e maio próximo, entre 70 e 80 hotéis devem ser construídos», afirmou o governante, em declarações à AFP, sem precisar o andamento dos trabalhos.

Segundo Kolesnikov, estas novas unidades hoteleiras resultam «unicamente de investimentos privados», de entre «20 a 50 milhões de dólares (14 a 36 milhões de euros), por hotel, ou seja, um total de mais de dois mil milhões de dólares (cerca de 1.450 milhões de euros)».

A questão do alojamento nas quatro cidades ucranianas que vão receber jogos do Euro2012 - Kiev, Donetsk, Kharkiv e Lviv – tem preocupado as autoridades locais.

«A construção e reconstrução de hotéis tem prosseguido a um ritmo acelerado em todas as cidades anfitriãs, mas Donetsk é o desafio mais sério», referiu o Comité Organizador Local (COL) do Euro2012

Devido à «falta de quartos de luxo» nesta cidade industrial, está «prevista a utilização de hotéis situados nos arredores», admitiu o COL, acrescentando que está também a ser estudada a hipótese «de organizar voos charter a partir de Kiev», situada a cerca de 700 quilómetros.

A UEFA mostrou-se sempre preocupada com o ritmo lento dos preparativos na Ucrânia, para receber a competição.

No entanto, durante a última visita ao país, no final de setembro, o presidente do organismo, Michel Platini, disse estar «perfeitamente tranquilo», registando apenas «pequenos problemas» para resolver, especialmente relacionados com a construção das infraestruturas necessárias para o Euro2012, que vai ser disputado de 08 de junho a 01 de julho de 2012.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.