O selecionador de Espanha, Vicente del Bosque, deixou rasgados elogios a Portugal, adversário nas meias-finais do Euro2012, na próxima quarta-feira, em Donetsk, num programa espanhol de rádio.

No programa Al Primer Toque, da Onda Cero, o técnico espanhol reconheceu que não confia nos «vizinhos portugueses», que sabem jogar em sistemas «ofensivo e de contra-ataque».

Para Del Bosque, os perigos da seleção portuguesa não se esgotam em Cristiano Ronaldo: «Não há jogador igual, mas têm a inteligência de Nani, os remates de Meireles e os passes de Moutinho».

«Portugal tem uma linha defensiva muito forte e poderosa, mais dois laterais que se incorporam bem no jogo ofensivo. Não precisam de muita posse de bola porque num contra-ataque, ou num lançamento longo, têm Ronaldo, um jogador singular», admitiu o selecionador de Espanha.

Apesar dos adversários neste Euro2012 terem mudado de sistema para defrontar os campeões mundiais e europeus, Del Bosque não acredita que a equipa orientada por Paulo Bento faça o mesmo.

«Não creio que alterem o seu sistema. Continuarão com o 4-3-3. É verdade que as quatro equipas que já defrontámos [Itália, Croácia, Irlanda e França] fizeram mudanças para reforçar a defesa, mas espero que Portugal não faça qualquer alteração», comentou Del Bosque.

Para travar a maior figura de Portugal, Cristiano Ronaldo, o selecionador de Espanha não aponta exclusivamente essa missão ao lateral direito Arbeloa, colega do avançado português no Real Madrid.

«Gostaria que conseguíssemos superar Ronaldo nas marcações, de forma a não o deixar jogar. Para isso, temos de ter uma grande colaboração de toda a equipa, de forma a não deixarmos muitos espaços caso Portugal recupere e bola», avaliou o técnico.