A seleção portuguesa de futebol defronta a Espanha na quarta-feira, em jogo das meias-finais do Euro2012, com uma desvantagem histórica nos embates anteriores, tendo vencido apenas oito dos 37 encontros disputados.

“La roja” ganhou a Portugal em 17 ocasiões, a última das quais nos oitavos de final do Mundial2010, na África do Sul, que a formação espanhola viria a conquistar, numa partida resolvida pelo, agora ausente, David Villa.

Depois desse encontro, já com a Espanha como campeã da Europa e do Mundo, a equipa das “quinas”, com Paulo Bento ao comando, aplicou uma goleada de 4-0, num particular em novembro de 2010, no Estádio da Luz, em Lisboa, com golos de Carlos Martins, Hugo Almeida e um “bis” de Hélder Postiga, que vai falhar o encontro por lesão.

Antes, Portugal conquistou o seu único triunfo nos sete jogos oficiais disputados, na fase de grupos do Euro2004, selado com um tento de Nuno Gomes, que deixou os espanhóis de fora dos quartos de final.

Nos outros seis jogos oficiais, a Espanha bateu Portugal quatro vezes, incluindo a vitória na Cidade do Cabo em 2010, e as duas seleções acabaram encontros empatadas duas vezes, a dois golos na qualificação para o Mundial de 1950 e a um golo no Euro1984.

O desequilíbrio a favor dos espanhóis acentua-se nos jogos particulares. A Espanha venceu 13 encontros, contra sete triunfos lusos e 10 empates.

No entanto, as duas seleções estão totalmente empatadas nos jogos disputados nas fases finais das grandes competições, disputados em terrenos neutros, como vai ocorrer na quarta-feira, na cidade ucraniana de Donetsk, onde os dois países vizinhos vão discutir a presença na final do Euro2012.