A Espanha, campeã europeia em título, decide hoje o seu futuro no Euro2012 de futebol, bastando para isso empatar frente à Croácia, em jogo da terceira jornada do Grupo C.

A equipa de Vicente Del Bosque, que domingo renovou por mais dois anos com a federação espanhola, tem vantagem (em caso de empate pontual entre os três) no confronto direto com os croatas e os italianos, que defrontam, à mesma hora (19h45), em Poznan (Polónia), a República da Irlanda.

Os espanhóis têm quatro pontos, os mesmos que a Croácia, enquanto os italianos têm apenas dois, precisando de vencer os irlandeses para se poderem qualificar.

Porém, a seleção transalpina terá que fazer melhor que a Croácia frente à República da Irlanda, isto é, ganhar por mais de dois golos, caso os croatas empatem com a Espanha.

Se a vitória espanhola não deixa dúvidas quanto à sua qualificação (garantindo o primeiro lugar do grupo), já uma derrota seria fatal, pois os eventuais cinco pontos dos italianos permitiriam chegar ao segundo lugar, logo atrás dos sete dos croatas.

Por fim, uma improvável vitória irlandesa frente à Itália tornaria irrelevante o jogo de Gdansk.

Programa da terceira e última jornada do Grupo C:

Segunda-feira, 18 de junho
Croácia - Espanha, 19h45, Gdansk.
Itália – República da Irlanda, 19h45, Poznan.