Espanha e França defrontam-se hoje em Donetsek nos quartos de final do Euro2012 em futebol, com Portugal na “poltrona” para conhecer o próximo adversário. Os atuais campeões da europa e do mundo vão tentar contrariar a história "favorável" dos franceses em competições internacionais.

Acompanhe o direto na SIC

Apesar de nunca terem vencido a seleção francesa em competições oficiais, os espanhóis até partem em vantagem no confronto direto entre as duas equipas. Em 30 jogos disputados desde 1922, a Espanha venceu a França em 13 ocasiões, perdeu 11 e empatou em 6. O registo quantitativo dá uma ligeira supremacia à Espanha mas é a França quem detém as vitórias qualitativas, desde logo na final do Euro1984, quando as duas seleções se encontraram pela primeira vez numa competição oficial.

Paris, 27 de junho de 1984. França e Espanha disputavam a final do Campeonato da Europa no Parque dos Príncipes depois de terem eliminado Portugal e Dinamarca nas meias-finais da competição.

Num jogo muito emotivo, foi a estrela da companhia francesa, Michel Platini a abrir o marcador aos 57’ minutos com um livre direto. O guarda-redes espanhol Arconada ficou mal na fotografia, ao chegar muito atrasado ao remate do número 10 francês, e tudo se encaminhou para o primeiro título internacional da França quando Bellone fixou o resultado final no último minuto de jogo.

Em 2000, na cidade belga de Brugges, Espanha e França voltaram a encontrar-se num jogo decisivo, desta vez para os quartos-de-final do Euro2000.

Com arbitragem do italiano, Pierluigi Collina, a França bateu a Espanha por 2-1 com golos de Zidane e Djorkaeff. Mendieta ainda empatou de grande penalidade para os espanhóis mas foram os franceses a seguir em frente para as meias-finais.

No campeonato do Mundo 2006, e novamente com um árbitro italiano (Roberto Rosetti), as duas nações que um dia se juntaram para invadir Portugal defrontaram-se nos oitavos de final da competição. David Villa abriu o marcador aos 28 minutos mas no fim a França viria a vencer por 3-1, com golos de Ribéry, Vieira e Zidane.

Desde então, a Espanha nunca mais foi eliminada de uma grande competição, tendo conquistado o Euro2008 e o Mundial 2010. Hoje às 19h45, França e Espanha voltam a encontrar-se para disputar a presença nas meias-finais do Euro2012  e novamente com a arbitragem de um italiano,  Nicola Rizzoli de seu nome.