A Inglaterra colocou a Suécia fora do Euro2012 ao vencer os nórdicos por 3-2 em jogo da segunda jornada do Grupo D. Com duas derrotas, a equipa sueca já não tem a possibilidade de se qualificar para os quartos de final, mas esta noite chegou a assustar os ingleses.

Com as duas equipas a precisarem de pontos para não deixar fugir o apuramento para os quartos de final, o jogo começou tímido e com a Inglaterra a fazer as despesas do jogo. Partida desinteressante na primeira metade e em que um dos poucos motivos de interesse acabou por ser o golo inglês.

Aos 23’, um cruzamento teleguiado de Gerrard só parou na cabeça de Andy Carroll, que à entrada da área subiu ao primeiro andar e, entre os centrais suecos, fuzilou Isaksson.

Sempre tímida, a reação sueca apoiava-se demasiado num desinspirado, e por vezes displicente, Ibrahimovic, e assim Joe Hart teve uns primeiros 45 minutos descansados.

O mesmo não se pode dizer dos segundos 45, com uma entrada fulgurante da Suécia:

Aos 49’, na sequência de um livre cobrado por Ibrahimovic, a bola ficou na barreira, o avançado voltou a rematar e depois de muita confusão na tentativa de aliviar, acabou por ser o infeliz Glen Johnson a fazer auto-golo.

Dez minutos volvidos e a festa voltou a fazer-se de amarelo, novamente com a defesa inglesa a ficar mal na fotografia: mais uma vez num lance de bola parada, o central Mellberg surgiu livre de marcação e cabeceou para a cambalhota no marcador. 2-1 para a Suécia.

A Inglaterra foi ao tapete e coube a Walcott não deixar a contagem chegar aos 10. Na sequência de um pontapé de canto, o extremo do Arsenal arrancou um remate fulminante de fora da área e restabeleceu a igualdade.

O jogador do Arsenal foi mesmo a chave do encontro e numa arrancada pela direita ofereceu à Inglaterra nova cambalhota no marcador: arrastou consigo toda a defesa amarela e deu para Wellbeck, que no centro da área, e com um toque subtil, devolveu a vantagem à Inglaterra.

Até final foi sofrer de ambos os lados: os ingleses para segurar a preciosa vantagem e Suécia à procura desesperadamente de mais um golo. Não aconteceu e a Suécia está fora do Europeu, quando falta jogar ainda um encontro da fase de grupos.

No Grupo D, estão então assim as contas: França e Inglaterra lideram com quatro pontos, Ucrânia com três pontos e a Suécia sem qualquer ponto.