Num Europeu onde partia longe dos principais favoritos, a Itália surpreendeu tudo e todos ao reservar ontem um lugar na final do Euro2012. O feito coube a Cesare Prandelli, que pegou numa seleção em renovação e sob um clima de desconfiança para agora preparar-se para discutir o título com a poderosa Espanha. 

«Fizemos em campo tudo o que tínhamos pensado fazer para afetá-los, centralizamos o jogo e procurámos o um-contra-um com Cassano. Tenho de dizer que quando se trata da Itália, devem ter muito cuidado. Fizemos um jogo fantástico. Demos um exemplo de integridade de de amor à camisola», afirmou o selecionador italiano.

O 2-1 final não ilustra as oportunidades desperdiçadas pelos transalpinos na segunda parte e que podiam ter elevado então a vantagem para 3-0, pelo que Prandelli agradeceu o esforço dos seus jogadores. «Fizemos um jogo sensacional. Foi pena que nos últimos quinze minutos tenhamos falhado várias oportunidades para chegarmos ao 3-0 e depois disso os jogadores já não podiam mais. No fim fomos obrigados a defender junto à nossa área, mas antes disso fizemos um grande jogo».

«Agora vem aí o jogo mais importante do Europeu: o sonho acabou apenas de começar. Vamos procurar energias, mesmo os que já gastaram tanta. Pela experiência, eles são favoritos, mas no domingo também vamos a jogo», sentenciou.