Tonel ainda alimenta a secreta esperança de ser chamado por Paulo Bento para o Euro'2012.

O central português do Dinamo de Zagreb tem, no entanto, a consciência de que dificilmente terá um lugar entre os eleitos. «Gostaria de fazer parte dos eleitos, mas sei que é muito difícil. A pouca visibilidade do campeonato croata não ajuda. Sinto que tenho condições para representar a Seleção, sabendo também que Portugal dispõe de vários jogadores de qualidade para a minha posição e, como não sou chamado há algum tempo, não alimento grandes esperanças», confessou.

«Continuo a trabalhar da mesma forma de sempre e cabe ao selecionador escolher. Se não integrar os eleitos, serei mais um que, por fora, desejará toda a sorte à seleção», acrescentou o defesa, de 31 anos.

Em declarações citadas no jornal Record, Tonel deixou ainda à vista o seu possível regresso a Portugal no final do ano, altura em que termina o contrato com o emblema croata. «Em princípio não continuarei no futebol croata, mas ainda flata muito tempo e é cedo para tomar decisões. Portugal? Sim, penso que as portas do regresso podem estar abertas e espero que surja essa possibilidade, embora, até ao momento, não tenha havido qualquer contacto», sublinhou.