A 15 de novembro de 1995, há precisamente 16 anos, Portugal estava na mesma situação que agora, a precisar de ganhar para estar no Europeu de futebol do ano seguinte, que se realizava em Inglaterra. Não era um playoff, é certo, era ainda um jogo da fase de grupos, mas tal como hoje frente à Bósnia, decisivo. Ganhar era o único objetivo. O adversário era a República da Irlanda.

O país, mais uma vez, parou para ver a bola rolar. O encontro foi ainda no antigo estádio da Luz – hoje será no novo – mas o espaço é o mesmo. No final, a Seleção Nacional celebrou uma vitória contundente, por 3-0, com um golo memorável de Rui Costa, na casa do clube do seu coração.

A equipa das quinas, comandada por António Oliveira, celebrava uma fase final de um Europeu, 12 anos depois da última presença.

O estádio da Luz tem sido talismã da Seleção e esta noite 10 milhões estarão à espera que assim seja. A Bósnia está mais forte e com melhores jogadores, disse Safet Susic, técnico da equipa, e sem tempo para falhar este apuramento. Para Portugal, desta vez há Ronaldo, um bom relvado e bancadas cheias a pedir o quinto europeu consecutivo. Sim, porque verão sem bola, não é verão.

O Portugal-Bósnia realiza-se no estádio da Luz e tem início às 21h00.