A inauguração do Estádio Nacional de Varsóvia, que vai acolher o particular entre Polónia e Portugal, a 29 de fevereiro, e o jogo de abertura do Euro2012 de futebol, poderá sofrer um atraso devido à falta do visto técnico das autoridades.

Os responsáveis pelo estádio têm prevista a inauguração ao público no dia 29 de janeiro, com um grande concerto de bandas musicais polacas e um evento multimédia, mas antes querem receber as autorizações da Câmara Municipal de Varsóvia.

Apesar do empenho em resolver alguns problemas técnicos, o cancelamento do evento está sobre a mesa no caso de as autorizações não cheguem até à próxima sexta-feira.

A chefe do departamento de segurança da edilidade de Varsóvia, Ewa Gawor, adiantou que a inspeção técnica detetou algumas “debilidades” e a falta de parte da documentação, confirmando a inspeção da brigada de bombeiros.

O estádio será palco do pontapé de saída do Euro2012 (08 de junho a 01 de julho), torneio organizado pela Polónia e Ucrânia, entre as seleções da Polónia e da Grécia.

O recinto vai ainda receber os encontros do Grupo A do Europeu, um dos jogos dos quartos-de-final e uma das meias-finais.

O custo do estádio, com capacidade para 58.100 pessoas, ultrapassou os 500 milhões de euros e o “ex-libris” da infraestrutura é o seu teto retrátil de PVC.