O jogo inaugural de Portugal frente à Alemanha foi acompanhado pela televisão por mais de seis milhões de portugueses.

A derrota da seleção portuguesa frente à Alemanha no jogo inaugural do grupo B terá sido seguida por mais de 6,1 milhões de portugueses, em casa e fora de casa, de acordo com o estudo online realizado pela Initiative, em parceria com o portal Sapo.

Segundo os números oficiais, o jogo terá registado uma audiência total de 5,2 milhões de portugueses, valores auferidos pelos audímetros, que apenas registaram o visionamento no lar.

Para acompanhar o jogo de estreia da seleção nacional, cerca de 93% dos portugueses preferiram a televisão como meio para assistir ao confronto com os alemães, seguido pelos que escolheram deslocar-se junto dos vários ecrãs gigantes colocados em espaços públicos.

A internet que, nos jogos de Portugal transmitidos em horário laboral, durante o Mundial 2010, chegou a ser o 2º meio mais referido num estudo similar, foi no jogo frente à Alemanha, o 3º meio escolhido pelos portugueses.

Já no que respeita ao meio escolhido para se manterem informados acerca do Euro e da participação de Portugal no evento, 89% dos portugueses apontaram a internet como meio de eleição, sendo apenas superada pela televisão.

De acordo com o mesmo estudo, a maioria dos portugueses optou por ficar em casa, tanto própria (73%), como de amigos (10%) para assistir ao jogo.

Os restantes escolheram sair de casa, procurando locais públicos para ver o jogo, com destaque para os restaurantes, cafés e bares.

Estes estudo online foi realizado entre as 22h de dia 9 de Junho e as 14h de dia 11 de Junho, tendo sido recolhidas 3.021 entrevistas, a indivíduos com mais de 18 anos, 69% de homens, 23% entre 18 e 24 anos, 42% entre 25 e 44 e 35% com mais de 45 anos.