Kharkiv, a cidade do clube de futebol Metallist e de Aleksandr Yaroslaskyy, o seu proprietário, vai acolher três jogos do “grupo da morte” do Euro2012, incluindo o derradeiro encontro de Portugal na primeira fase, frente à “anfitriã” Holanda.

Além da presidência do Metallist, que defrontou recentemente o Sporting nos quartos de final da Liga Europa, Yaroslaskyy é também o principal responsável por Kharkiv acolher a competição, sendo mesmo o primeiro palco ucraniano da prova.

O empresário, um dos homens mais ricos do país, investiu cerca de 171 milhões de euros, na renovação do Metallist Stadium, que tem uma capacidade para 35 mil espetadores, mas também em melhoramentos na academia do clube, na construção de um hotel na cidade e de um novo terminal do aeroporto.

Fundada em 1654, Kharkiv deteve o estatuto de capital da Ucrânia até 1934 e foi a primeira cidade do território onde foi proclamada a República Socialista Soviética Ucraniana, em 1917.

Com uma população de cerca de 1,446 milhões de habitantes, Kharkiv foi durante o domínio soviético o centro industrial e comercial do país, especializado em equipamento militar, sendo agora um polo industrial de alta-tecnologia, apoiado por 78 estabelecimentos de ensino superior, que cativam perto de 12 mil estudantes estrangeiros por ano.

Prova da “sapiência” da cidade são os quatro prémios Nobel de que Kharkiv se orgulha, casos de Vladimir Drinfel'd (Matemática), Simon Kuznets (Economia), Lev Landau (Física) e Ilya Mechnikov (Biologia).

A praça Svobody (que significa Liberdade) é uma das maiores da Europa, com cerca de 750 metros de comprimento e 125 de largura, e vai albergar uma “fan zone” durante a competição, prevendo-se que possa acolher até 45 mil adeptos.

O Metallist Stadium, construído em 1926 e com renovação finalizada a 05 dezembro de 2009 – a abertura coincidiu com o 50.º aniversário de Yaroslaskyy -, vai receber os três jogos da Holanda no Grupo B, face a Dinamarca, a 09 de junho, Alemanha, a 13, e Portugal, a 17.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.