A capital da Ucrânia, Kiev, foi descrita como a “alegria do Mundo” por cronistas medievais e, a 01 de julho, vai ser o palco da final do Europeu de futebol de 2012, no magnânimo Estádio Olímpico.

A maior cidade ucraniana, em área e habitantes, estreou o maior palco do Euro2012 a 08 de outubro de 2011, com um concerto com a colombiana Shakira, num recinto que viu a sua capacidade reduzida de 102.000 para 60.000 espetadores.

Em sentido inverso, aumentou o conforto para o público, que, nas cadeiras com as cores nacionais (amarelas e azuis), ficará protegido por uma cobertura transparente, fruto da renovação.

O antigo Estádio Vermelho de Lev Tortsky, cuja inauguração remonta a 1923, foi também conhecido como Estádio Central e Estádio Republicano, até adotar a denominação atual, em alusão à competição olímpica, por ocasião dos Jogos de Moscovo (1980).

A renovação do Estádio Olímpico de Kiev e da cobertura, com 640 "guarda-chuvas", que conferem vários efeitos especiais de iluminação, foi estreada com o empate a três golos da Ucrânia na receção à Alemanha.

Já a cidade, muito mais cosmopolita do que os outros palcos ucranianos do Euro2012, sucedeu como capital do país a Kharkiv, em 1934, antes de ter ficado arrasada durante a ocupação nazi, entre 1941 e 1943.

No período pós-II Guerra Mundial, Kiev industrializou-se e urbanizou-se, com traços vincadamente soviéticos.

Após o colapso da União Soviética, em 1991, a Ucrânia proclamou-se independente e, em 2004, por ocasião da eleição presidencial entre Viktor Yushchenko e Viktor Yanukovych, assistiu à revolução laranja, que teve “epicentro” na histórica Maindan Nezalezhnosti (Praça da Liberdade), local que vai albergar uma “fan zone” durante o Euro2012, com capacidade para cerca de 90 mil adeptos.

Além da final da competição, o estádio Olímpico de Kiev vai receber os três jogos da Suécia no Grupo B, a 11, 15 e 19 de junho, o primeiro deles apadrinhando a estreia da Ucrânia, e um encontro dos quartos de final, a 24 de junho, entre o vencedor do Grupo D e o segundo classificado do Grupo C.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.