O antigo internacional português Maniche vai eleger domingo o “homem do jogo” no encontro entre a Espanha e a Itália, do grupo C da fase final do Euro2012 de futebol, disse à agência Lusa fonte próxima do ex-jogador.

Maniche, que anunciou o final da carreira de futebolista em maio passado depois de ter estado quase um ano sem clube, desde que deixou o Sporting, foi um dos futebolistas que a UEFA convidou para escolherem o melhor jogador de cada jogo ao longo da fase final do Europeu.

Outro ex-internacional português, Fernando Couto, os franceses Christian Karembeu e Patrick Vieira, o dinamarquês Peter Schmeichel ou o croata Davor Suker são mais alguns dos convidados da UEFA

O prémio “homem do jogo” vai ser atribuído nos 31 jogos do Euro2012, que começa sexta-feira e termina a 01 de julho, por um antigo futebolista, escolhido pela UEFA, que deverá ter em conta as opiniões expressas pelos adeptos via internet.

O médio Maniche, que começou a carreira nas camadas jovens do Benfica e venceu uma Taça UEFA e dois campeonatos nacionais ao serviço do FC Porto, somou 51 internacionalizações, e apontou sete golos com a camisola das “quinas”.

O mais famoso golo de Maniche ao serviço da seleção foi apontado na meia-final do Euro2004, no estádio de Alvalade, frente à Holanda, num encontro que Portugal venceu por 2-1.

A Espanha, campeã europeia e mundial, defronta domingo a Itália, na cidade polaca de Gdansk, no encontro inaugural do grupo C, que integra também as seleções da República da Irlanda e da Croácia.