Esta quarta-feira começam os embates dos quartos de final do Euro2012 e entre as oito equipas em prova, seis já se sagraram campeãs, ou mundiais ou europeias. Ou ambas. Apenas Portugal e República Checa, que se defrontam já na quinta-feira, ainda não fizeram o ‘gosto ao pé’. Apenas o sentiram muito de perto, em 1996 e em 2004.

A República Checa teve muito perto de o conseguir. Em 1996, chegou à final com a Alemanha, sendo a equipa sensação. Mas diante dos germânicos, viu o título fugir pelos pés do suplente Bierhoff. Os checos adiantaram-se no marcador, mas assim que o avançado entrou tudo mudou: empate no tempo regulamentar e o golo da vitória já em tempo de compensação e na morte súbita.

A equipa das quinas perdeu o título em casa, como ainda hoje está bem vivo na memória. Um golo do grego Charisteas deitou a festa lusa por terra e deu o único título europeu à Grécia.

Das seis equipas com títulos, quatro têm títulos mundiais e europeus: Alemanha, França, Itália e Espanha. Já os ingleses ‘só’ contam com o título mundial, o de má memória para Portugal em 1966, mas ainda não conquistaram o europeu.