A sorte foi algo "madrasta" para Portugal no sorteio da fase de grupos do Euro2012, ao destinar como adversários no grupo B as seleções de Alemanha, Holanda e Dinamarca.

Com efeito, a seleção lusa é a única a nunca ter vencido um Campeonato da Europa. Os alemães venceram a competição já por três vezes (1972, 1980 e 1996), enquanto a Holanda triunfou em 1988 e a Dinamarca subiu surpreendentemente ao topo em 1992, numa prova para a qual até foi repescada. 

Por outro lado, este agrupamento apresenta algumas semelhanças com um Europeu de boa memória para a equipa das quinas. Em 2000, no Europeu organizado em conjunto por Holanda e Bélgica, a Seleção teve de medir forças na fase inicial com Alemanha, Inglaterra e Roménia, terminando até em primeiro lugar. Essa caminhada terminaria apenas no prolongamento das meias-finais com a França, que viria a sagrar-se campeã da Europa.

Agora, o mais difícil é... começar. De facto, depois da fase de grupos, num cenário de eventual apuramento de Portugal, a equipa liderada por Paulo Bento terá de medir forças nos quartos de final com as seleções do grupo A - Polónia, Grécia, República Checa e Rússia. Quatro seleções complicadas, mas teoricamente ao alcance de Portugal.

Depois desse patamar, as 'meias' voltam a complicar a vida aos portugueses, uma vez que a campeã da Europa e do Mundo, Espanha, pode ser o adversário.

Estes cenários começam a desenhar-se a 8 de junho, com o Polónia-Grécia, que abre o Europeu de 2012 na cidade de Varsóvia.