O selecionador de futebol Paulo Bento considerou hoje que Portugal poderá ter uma «ligeira vantagem» por jogar em casa frente à Bósnia-Herzegovina o segundo encontro do “playoff” de apuramento para o Euro2012.

«Já sabemos o ambiente que nos espera, poderemos ter alguma vantagem por jogar o segundo jogo em casa», afirmou Paulo Bento, em declarações à Antena1.

O treinador luso lembrou que a Bósnia-Herzegovina, tal como Portugal, «esteve muito perto» de conseguir o apuramento.

«A Bósnia esteve a poucos minutos de alcançar o primeiro lugar e causou muitas dificuldades à França, que acabou por vencer o grupo», disse o selecionador português, acrescentando: «Agora temos de fazer o nosso trabalho».

Paulo Bento, que esteve presente no sorteio do "playoff" realizado em Cracóvia, na Polónia, considerou que agora o essencial é que a equipa portuguesa analise o potencial individual e coletivo, classificando a Bósnia como uma seleção «com qualidade e algumas individualidades».

O selecionador português voltou a assumir a responsabilidade pela derrota na Dinamarca (2-1), que impediu Portugal de garantir a qualificação direta, e não quis comentar as recentes declarações de Carlos Queiroz, seu antecessor no cargo.

«No apuramento, ao fim de dois jogos, Portugal estava com um ponto, depois, em 18 possíveis, fez 15», disse Paulo Bento, acrescentando: «Não me peçam para assumir responsabilidades do que se passou antes de eu chegar».

Confrontado com algumas críticas ao setor defensivo, Paulo Bento considerou que o essencial é olhar para coletivo e não para o individual.

«Estamos a ir por um caminho que não é correto, estamos a focar-nos em alvos individuais, quando os nossos erros foram mais abrangentes, tanto no processo ofensivo como no defensivo», disse.

Portugal, que há dois anos garantiu frente à Bósnia-Herzegovina o apuramento para o Mundial2010, visita a seleção dos Balcãs a 11 ou 12 de novembro, e recebe-a a 15 do mesmo mês, provavelmente em Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.