Após o fim do encontro, a Espanha ultrapassou por fim claramente Portugal no número de tweets publicados.

O gráfico do Twitteuro não engana: a partir das 22h15, o número de mensagens publicadas no Twitter sobre o jogo praticamente mais do que duplicou relativamente à média de tweets dos 120 minutos anteriores – uma média de mais de 1 800 tweets/minuto durante os pénaltis contra 865 durante o jogo.

Às 22h30 foi atingido o pico máximo, não só do jogo como de todo o Euro2012, com 18 687 tweets em dez minutos.

Analisando ao minuto, chegamos a um outro recorde: 3017 tweets no minuto 22h26.

Apesar de ter sido atingido ontem o pico de tweets por minuto, o recorde de dia com mais tweets continua a 8 de junho, o dia de arranque do campeonato.

Veja o gráfico com a evolução dos tweets ao longo do jogo.

Durante as mais de duas horas de jogo foram publicadas cerca de 300 mil mensagens sobre o Euro, sendo que 170 mil falavam diretamente do Portugal-Espanha. E se tanto antes como durante o jogo o número de menções a cada equipa tinha alguma vantagem para Portugal, nas horas que se seguiram ao encontro a balança caíu claramente para o lado da Espanha. No total, o dia de ontem viu quase 500 mil tweets sobre o Euro, com grande protagonismo das equipas e jogadores de Portugal e Espanha (veja a imagem). 

Quanto aos jogadores do Portugal-Espanha mais tweetados, a lista é encabeçada por Cristiano Ronaldo (35 017 menções durante o jogo), seguido por Sérgio Ramos (9374) - considerado o melhor jogador em campo e que se evidenciou ao marcar um penálti "à Panenka", picando a bola sobre o guarda-redes - depois Pepe (5406), Nani (4831) e em quinto lugar Iniesta (4392), por quem passou grande parte do jogo de "La Roja". 

Apurada a primeira equipa finalista, as atenções voltam-se agora para o Alemanha-Itália de hoje. A imagem do Twitteuro nas últimas 12horas mostra o peso crescente destas duas equipas ao longo do dia.