O ex-internacional português Petit foi escolhido pela UEFA para eleger o “homem do jogo” do encontro de hoje entre a Itália e a República da Irlanda, da terceira e última jornada do Grupo C do Euro2012 em futebol.

Fonte próxima do jogador dos alemães do Colónia confirmou à agência Lusa que Petit será o observador do encontro marcado para Poznan, na Polónia, a partir das 19:45 (horas de Lisboa).

Depois de Maniche e Fernando Couto, Petit é o terceiro português a ser escolhido pela UEFA para distinguir o “homem do jogo”, agora num encontro que só “vale” para a Itália, pois a República da Irlanda já não tem hipóteses de qualificação para os quartos de final.

Os irlandeses são orientados pelo italiano Giovanni Trapattoni, que treinou Petit no Benfica em 2004/2005, época em que os “encarnados” se sagraram campeões nacionais.

O prémio “homem do jogo” vai ser atribuído nos 31 jogos do Euro2012, que termina a 1 de julho, por um antigo futebolista, escolhido pela UEFA, que deverá ter em conta as opiniões expressas pelos adeptos via internet.

Fernando Couto começou por eleger o francês Samir Nasri no encontro entre a França e a Inglaterra (1-1), da primeira jornada do Grupo D, escolhendo na segunda ronda do mesmo grupo o também gaulês Frank Ribery no Ucrânia-França (1-2).

Por seu turno, Maniche indicou o espanhol Andres Iniesta no Espanha-Itália (1-1), na jornada inaugural do Grupo C.