Paulo Bento e os jogadores portugueses tem um teste de fogo que só o talento e o empenho permitirão a Portugal conseguir um lugar nas meias-finais de Donetsk, na Ucrânia.

O jogo é contra a República Checa é em Varsóvia e a seleção nacional tentará de tudo evitar ir para casa mais cedo. Em 1996, no Europeu de Inglaterra, foi o golo de Poborsky que eliminou a equipa lusa.

Dezasseis anos depois, estas duas equipas tiveram um trajeto algo semelhante neste Euro2012, que se desenrola na Polónia e Ucrânia, devido às derrotas nos jogos de estreia. No entanto, a República Checa conseguiu terminar o Grupo A na primeira posição, enquanto Portugal ficou-se pelo segundo do Grupo B.

O vencedor do primeiro desafio dos quartos de final, agendado para as 19h45 portuguesas, no Estádio Nacional de Varsóvia, alcançará o primeiro bilhete para as meias-finais do Euro2012, que terá lugar no Dombass Arena, em Donetsk, cujo adversário será a o vencedor do Espanha-França.

Portugal é dado pela imprensa estrangeira como favorito a passar esta fase. Os checos confirmam, os portugueses preferem o 50/50.