Portugal precisa hoje de vencer a Bósnia no Estádio da Luz, para assegurar o apuramento para a fase final do Euro2012 de futebol, depois do 0-0 verificado da primeira mão do “play-off” disputada em Zenica.

Um empate só servirá a Portugal ser for sem golos, mas nesse caso as duas equipas decidem a qualificação na “lotaria” dos penaltis, após prolongamento. Em caso de igualdade com golos, a Bósnia qualifica-se em virtude dos tentos marcados fora.

Portugal apresenta-se como favorito não só pelo valor das individualidades à disposição de Paulo Bento, também pelo facto de a decisão da eliminatória ter como palco a Luz, onde terá um relvado em boas condições e o apoio provável de 60 mil portugueses.

No entanto, a qualidade da equipa bósnia, por um lado, e o “nulo” trazido de Zenica, por outro, justificam todas as cautelas e a necessidade de Portugal se exibir ao seu melhor nível para ultrapassar uma seleção que esteve há cerca de um mês a escassos 12 minutos de ganhar à França, em Paris, e vencer o Grupo D de apuramento para o Euro2012.

Paulo Bento deverá apostar no mesmo “onze” que defrontou a Bósnia em Zenica, apesar de algumas dúvidas suscitadas em relação à titularidade de Hélder Postiga face à concorrência de Hugo Almeida.

A única baixa portuguesa, Beto, por razões de ordem física, não terá qualquer influência, visto que o guarda-redes não jogaria em circunstâncias normais.

Portugal vai jogar na máxima força depois de Cristiano Ronaldo e Raul Meireles, que estavam em risco de exclusão, não terem visto qualquer cartão amarelo no jogo da primeira mão.

O encontro está marcado para as 21h00 e será arbitrado pelo alemão Wolfang Stark.