A equipa portuguesa venceu hoje, em Bruxelas, o Torneio Europeu de Futebol 2012 do Parlamento Europeu, ao derrotar na final a seleção composta por jornalistas, esperando os eurodeputados nacionais que Portugal “siga o exemplo” no Euro2012.

Integrando na equipa os ex-futebolistas Pedro Mendes e Neno, e tendo tido também como objetivo a promoção de Guimarães – Cidade Europeia do Desporto 2013, a seleção nacional venceu a prova, promovida pela delegação polaca, que durante o dia de hoje animou a Praça Simone Veil, em frente ao Parlamento Europeu.

Em declarações aos jornalistas no final da festa de entrega dos troféus – Pedro Mendes venceu igualmente o prémio de melhor marcador do torneio – o eurodeputado do PSD e capitão da equipa, José Manuel Fernandes, disse que hoje «ficou provado que quem acredita, pode conseguir», esperando agora que «Portugal siga o exemplo, também acredite e que seja campeão europeu este ano nos jogos que começam já no mês de junho».

«Isto foi um torneio em que procurámos divulgar Guimarães- Cidade Europeia do Desporto 2013 e também foi um objetivo que foi conseguido», realçou José Manuel Fernandes, aproveitando para agradecer a Neno e Pedro Mendes, embaixadores da iniciativa que Portugal acolhe já para o próximo ano.

«A seleção portuguesa agora tem de seguir o nosso exemplo. Se o Paulo Bento estivesse aqui podia ter alguma inspiração na raça e na forma como jogamos», declarou.

Com as vitórias frente a Irlanda, Alemanha, Croácia e, depois na final, sobre a equipa constituída por jornalistas, o eurodeputado salientou a presença de uma mulher na seleção portuguesa e o facto de a equipa ser constituída por pessoas de diferentes idades.

Além de José Manuel Fernandes, alinharam com a “camisola da quinas” os eurodeputados do CDS-PP Diogo Feio e Nuno Melo, desejando também este último que a «seleção nacional profissional ponha os olhos» no que aconteceu em Bruxelas «e não faça menos».

«Nesta equipa estiveram desportistas de renome nacional, mas estiveram também pessoas de vários partidos, todas à volta de uma bandeira, que é a de Portugal, e, nos tempos tão difíceis que atravessamos, isso também deve ser um sinal», disse.

Já Pedro Mendes salientou que o objetivo de promover Guimarães foi conseguido, esperando que esta vitória ajude a proporcionar «muita adesão e afluência» à Capital Europeia do Desporto 2013.

«Sabemos que não vai ser fácil, mas como portugueses queremos sempre mais e desejamos sempre o melhor. É mostrar que estamos a apoiar, que estamos com eles e vêm aí jogos difíceis e temos todas as capacidades e qualidades para chegar longe e para fazer um excelente Euro», disse o ex-futebolista quando questionado sobre a prestação nacional no Europeu de Futebol.

O torneio foi apresentado como «o primeiro do género na história do Parlamento Europeu e da União Europeia» e o pontapé de saída foi dado pelo presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.