Quatro jogadores da seleção francesa foram convocados pela comissão de disciplina da Federação de futebol devido ao seu comportamento no Euro2012, anunciou hoje o organismo, que avança que Didier Deschamps, apontado como possível selecionador, pediu tempo para refletir.

A comissão de disciplina da FFF irá ouvir Hatem Bem Arfa, Yann Mvilla, Samir Nasri e Jeremy Menez, devido ao comportamento durante o Euro2012, competição em que a França foi afastada nos quartos de final pela Espanha, que se sagrou campeã europeia.

«Os jogadores devem ser punidos, sancionados, mas eu não quero fazer vítimas. A comissão não será uma comissão de censura, mas o futuro selecionador terá a escolha de os convocar ou não. As sanções financeiras estão previstas nos regulamentos e as suspensões serão tomadas com justiça», precisou o presidente da FFF, Noel Le Graet.

Nasri e Ménez dirigiram publicamente insultos contra os jornalistas e um árbitro depois da eliminação da França do campeonato, enquanto Ben Arga e M’Vila criticaram o então selecionador Laurent Blanc, que entretanto apresentou a demissão.

«Eles serão convocados pelo nosso conselho de disciplina no prazo mais curto de tempo possível», explicou Le Graet, avançando que devem ser ouvidos logo após as férias.

Entretanto, os prémios de jogo aos jogadores também estão a ser alvo de contestação por parte de varias personalidades, nomeadamente do mundo político francês, que questionam a pertinência de pagar aos atletas um prémio de 100 mil euros, devido à sua eliminação nos quartos-de-final.

Os prémios monetários aos jogadores estão “congelados”, de acordo com Graet, que avança que o dinheiro «está bloqueado, poderá ser distribuído ou não».
Graet adiantou ainda que será reunida uma comissão de reflexão para estudar o sistema de prémios, que incluirá o capitão da França, Hugo Lloris, e representantes dos jogadores profissionais e amadores.

Quanto a Didier Deschamps, o presidente da FFF revela que se encontrou com o técnico, mas sublinhou que não foi feita qualquer proposta de trabalho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.