O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol afirmou, esta terça-feira, que, caso Portugal não chegue à fase final do Euro2012, na Ucrânia e Polónia, as culpas não serão atribuídas a Paulo Bento, lembrando que o atual selecionador assumiu o cargo já com a qualificação em marcha.

«Se Portugal falhar o apuramento acho que o Paulo Bento é o que tem menos ou nenhuma responsabilidade, pois foi chamado com a qualificação a decorrer. Aconteceu o que aconteceu e ele fez de tudo para dar a volta à situação. O único senão foi a derrota na Dinamarca, mas também não é culpa dele. Se não formos apurados ficaremos tristes mas não atiraremos as culpas a Paulo Bento», declarou Amândio de Carvalho à RTP.

O dirigente da FPF confirmou que já foram vendidos cerca de 40 mil bilhetes para o desafio desta noite no Estádio da Luz e que os jogadores estão «calmos» para o derradeiro encontro perante o público português.

«Os jogadores estão calmos, fazendo as leituras habituais. Já estão habituados a grandes pressões, quer nos clubes quer na seleção. O próprio Paulo Bento consegue retirar o peso da responsabilidade, para que eles se sintam mais leves para enfrentar uma equipa que é difícil, mas não é superior. Temos de ter cuidado, não descurando que precisamos da vitória, nem que seja por 1-0», revelou.

O Portugal-Bósnia será o último encontro que Amândio Carvalho verá como vice-presidente da FPF e garante que sai com o sentimento de missão cumprida.

«Há sempre nostalgia na hora da partida e eu sinto isso. Mas saio com a sensação de dever cumprido. Carlos Queiroz não chamuscou a minha imagem. Tudo o que fiz foi sempre compenetrado na defesa da FPF. Mas isso são águas passadas», explicou.