Michel Platini, muito criticado por ter apostado numa final entre Espanha e Alemanha, afirmou que «sempre foi muito neutral» durante os jogos do Euro2012. Na conferência de imprensa de antevisão à grande final, em Kiev, o presidente da UEFA disse, de forma irónica, que por vezes não está a olhar para o jogo, mas sim para o céu.

«Sempre fui muito neutral e não queria falar nos golos das equipas. Quero ser democrático. Tento não reagir quando se marca um golo, porque depois a imprensa critica-me. Às vezes não olho para o jogo mas sim para o céu. Tenho de manter distância, sou presidente da UEFA, quero apenas que o torneio seja o melhor para todos. Olhando para os jogos, estou muito orgulhoso e que ganhe o melhor amanhã na final», afirmou, este sábado, no auditório do Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.

Sobre as duas finalistas para este domingo, Platini não está de acordo com a ideia que a Espanha tem um futebol chato.

«Por estes anos todos, merecem estar na final. A Espanha tem um estilo diferente, inteligente, tático, com muita habilidade. É impressionante como conseguem passar tantas vezes a bola. Acho que a Espanha criou muitas ocasiões de golo durante o torneio».

Para o presidente da UEFA, a Itália é a grande surpresa, uma vez que apostava na Alemanha para ocupar o lugar dos transalpinos. Recorde-se que foi a formação comandada por Prandelli que eliminou os germânicos neste Euro2012, em jogo das meias-finais, em Varsóvia, na Polónia.

«Todos pensávamos que ia ser Espanha e Alemanha. A Itália é uma surpresa neste torneio».

A final do Euro2012, entre Espanha e Itália, realiza-se às 19h45 deste domingo.