A Alemanha foi a única equipa das 16 em prova na fase de grupos a fazer o pleno, vencendo os três jogos.

Os germânicos, dados como grandes favoritos à conquista do título a par da Espanha, entraram a vencer justamente contra Portugal. Gomez marcou o golo que deu os três pontos, num encontro que não foi assim tão fácil para a equipa de Löw. Depois seguiu-se a Holanda (2-1) e por fim a Dinamarca (2-1).

A Espanha foi a segunda melhor seleção, com sete pontos, perdendo pontos apenas com a Itália, logo na ronda inaugural (1-1).

No lado oposto da barricada estão Holanda e República da Irlanda. Os primeiros eram dados como favoritos a passar aos quartos de final, juntamente com a Alemanha no Grupo B, mas perderam todos os jogos, o último frente à equipa das quinas, com dois golos de Ronaldo (2-1).

Já os irlandeses, no Grupo C, tinham a vida difícil para se qualificar e as expectativas não eram muito altas.

Em termos de golos, La Roja foi a melhor nesta fase, com seis tentos apontados, sofrendo apenas um, precisamente frente à Squadra Azurra, logo seguida da Alemanha, com cinco marcados e apenas dois sofridos.

O primeiro jogo dos quartos de final é já esta quarta-feira, opondo Alemanha e Grécia. Quinta-feira joga Portugal frente à República Checa. Na sexta-feira é a vez do Espanha-França e sábado Inglaterra-Itália.