A estreante Ucrânia pode tornar-se hoje a primeira seleção a garantir um lugar nos quartos de final do Europeu de futebol de 2012, caso vença a França, em partida da segunda jornada do grupo D, marcada para Donetsk.

A tarefa da seleção do país organizador do torneiro, em conjunto com a Polónia, não é das mais fáceis, pois os gauleses, candidatos clássicos ao título, quererão recuperar os dois pontos cedidos frente à Inglaterra, na primeira jornada.

Os britânicos, ainda sem Wayne Ronney (cumpre o último jogo de castigo), defrontaram a Suécia em Kiev e ambas as seleções precisam de vencer para continuarem bem posicionadas para chegar aos quartos de final.

Na primeira jornada, a Suécia esteve a vencer a Ucrânia, graças a um golo da sua grande “estrela”, o avançado do AC Milan Zlatan Ibrahimovic, mas um “bis” do “Bola de Ouro” Andrei Shevchenko levou à loucura os ucranianos (2-1).

Por seu lado, uma Inglaterra muito defensiva logrou somar um ponto frente à França (1-1): os ingleses adiantaram-se, pelo central Joleon Lescott, mas os gauleses chegaram ao empate, com um tento de outro jogador do Manchester City, o médio Samir Nasri.