A venda de bilhetes a adeptos das 16 equipas qualificadas para o Euro2012 de futebol, na Polónia e Ucrânia, teve esta segunda-feira início com exclusividade no sítio oficial da UEFA e estará disponível até 29 de fevereiro de 2012.

De acordo com informação avançada pelo sítio do organismo que gere o futebol europeu, os bilhetes à venda estão «reservados à procura por parte dos adeptos das 16 equipas nacionais qualificadas».

«A venda de bilhetes efetuar-se-á com base na nacionalidade e/ou país de residência dos candidatos. A atribuição dos bilhetes será feita por sorteio e não será necessário aos interessados apressarem os pedidos», diz a UEFA, explicando que o processo estará em vigor até 29 de fevereiro de 2012.

Existem prazos mais curtos, refere também organismo, mas apenas para as federações que tenham definido uma data prévia de fecho para a compra de bilhetes.

Nos estádios do Euro2012, 32 por cento da capacidade está destinada aos adeptos das seleções, uma quota dividida e que dará 16 por cento a cada uma das equipas, ou seja um mínimo de 6 mil bilhetes por cada um dos seus jogos de grupo.

Nos quartos de final e meias-finais estão destinados 5 mil  bilhetes para cada equipa participante e na final esse número sobe para 9 mil bilhetes.

Na sua estratégia de venda, a UEFA também irá implementar um programa de bilhetes para operadores turísticos – num máximo de dois por país -, o que permitirá aos adeptos comprarem pacotes de viagens em agentes licenciados e que depois adquirem os ingressos correspondentes.

O Euro2012 terá uma circulação de 1,4 milhões de bilhetes, cerca de 85 por cento para adeptos dos 16 finalistas, e os restantes para federações filiadas da UEFA, confederações, clubes, árbitros e outros dirigentes, além de governos e cidades anfitriãs, convidados VIP ou programas de empresas.

Portugal integra o grupo B, sediado em Kharkiv e Lviv, juntamente com a Alemanha, Holanda e Dinamarca.