A UEFA anunciou hoje que vai proibir o consumo, venda ou promoção de tabaco no perímetro de todos os estádios que vão receber o Euro2012 de futebol, que se vai disputar na Polónia e na Ucrânia.

De acordo com uma nota publicada no sítio oficial do organismo, esta «regulamentação será aplicada sem exceção em todos os espaços dentro do perímetro dos estádios, tanto dentro como fora».

Esta política de erradicação do tabaco foi desenvolvida e vai ser implementada em colaboração com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Associação Mundial do Coração (WHF), a Rede Europeia de Estádios Saudáveis e os comités organizadores locais.

«Um Euro2012 livre de tabaco trata-se de respeitar a saúde dos espectadores e de todas as outras pessoas envolvidas no torneio. Defendemos os padrões mais elevados de saúde, segurança e conforto no nosso torneio de referência, sendo que o tabaco não se coaduna com eles», referiu o presidente da UEFA, Michel Platini.

Esta decisão recebeu elogios de Androulla Vassiliou, Comissária Europeia responsável pelo desporto, que considera que esta medida «envia uma mensagem poderosa» e que «estabelece os padrões para outros eventos desportivos no continente».

O Euro2012 disputa-se de 08 de junho a 01 de julho, na Polónia e na Ucrânia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.