Estão longe de Portugal, a cerca de 3 mil quilómetros de distância, mas lembram-se do que o português tem de melhor: a entrega do companheirismo e da união para quem não está em casa.

Poznan é a cidade polaca dos estudantes, por isso acolhe, ao longo do ano, muitos estudantes de toda a Europa através do programa Erasmus.

Quem não se lembra da expressão “Há portugueses por todo o lado”. Poznan não é exceção.

Bem dispostos, acolhedores, com necessidade de fazer sentir bem o próximo. Se o visitante for português, mais ainda.

Aqui numa cervejaria bem no centro desta cidade polaca, estes jovens portugueses juntam-se para partilhar experiências, úteis para quem pensa visitar Poznan.

São todos estudantes de Erasmus. Vêm de locais diferentes, como Idanha-a-Nova, Castelo Branco ou Coimbra. Mas em Poznan, sentem-se como um só: Português.

Gostam das coisas práticas e simples da vida, uma mesa, amigos e uma bebida, para refrescar e animar as histórias que são contadas no rés do chão de um bar polaco. Contam-se histórias com orgulho, experiências que já viveram e as que ainda pensam encontrar.

No dia em que o Euro2012 arranca, estes portugueses da Polónia não esquecem as cores de Portugal, da seleção, e da paixão pelo futebol, que só um português consegue oferecer.

Portugal é aqui. É quando um estudante em Erasmus quiser. O importante é estar para apoiar.

Alguns regressam  a Portugal em breve, outros ficam mais uns dias em Poznan, com a certeza que este país anfitrião do Euro2012 não será apagado das suas histórias. Até porque a seleção passou por cá.