O Grupo A do Euro2016 de futebol é o primeiro a chegar ao fim, com os dois jogos finais a disputarem-se hoje e a anfitriã França, já apurada, muito interessada em manter o primeiro lugar.

Com efeito, o jogo da França com a Suíça, em Lille, não é a ‘feijões' para os gauleses, que em caso de vitória ou empate jogarão contra uma das equipas que se apurem em terceiro lugar num outro grupo, teoricamente mais acessível.

A derrota pode ser 'catastrófica', já que vale à Suíça a vitória no grupo e atira a França para o confronto com o segundo do grupo C, que pode ser a Polónia, a Irlanda do Norte ou até a muito temida Alemanha, atual campeã do Mundo.

A espreitar um desaire da Suíça está a Roménia, favorita no jogo de Lyon contra a Albânia, depois de uma derrota tangencial ante os franceses e um empate com os suíços.

Bastante motivada, a seleção da Roménia tem a garantia de chegar ao segundo lugar se ganhar por mais de dois golos e a França 'cumprir a sua obrigação' e ganhar aos helvéticos.

Quem já não tem qualquer possibilidade de apuramento direto é a Albânia, que na segunda ronda deu muito que fazer à França. Ainda não está eliminada e pode continuar a 'sonhar' com a qualificação como um dos melhores terceiros.