Fernando Santos, o ‘engenheiro’ do Euro, foi, porventura, o único a acreditar que a Seleção regressaria a Portugal a 11 de julho (um dia depois da final) em festa. Tanto acreditou que o disse, em conferência de imprensa, numa altura em que Portugal havia somado dois empates em dois jogos na fase de grupos. Na altura, como é óbvio, poucos o devem ter levado a sério. Hoje, precisamente um ano depois da conquista da Taça, continua a ser a mais bela profecia do futebol português.

De resto, todas as frases de Fernando Santos são o resumo perfeito da campanha lusa em França. Da fé, da confiança, da perseverança... Será difícil encontrar melhor manual de como ganhar contra tudo e contra todos. O SAPO Desporto reuniu dez desses momentos.

Dez frases marcantes de Fernando Santos no Euro2016:

- Depois de dois empates na fase de grupos. "Já avisei a minha família que só vou dia 11 de julho para Portugal. Vou ficar cá muito tempo tempo... Só vou dia 11 para Portugal. E vou chegar lá e vou ser recebido em festa"

- Sobre Ronaldo, antes do sucesso. "Um dia o Ketchup vem de vez"

- Depois do terceiro empate na fase de grupos, frente à Hungria. "Queria um pássaro na mão e não dois a voar. Não sou maluco"

- Sobre o jogo com a Croácia, dos oitavos de final. "Não achei aborrecido. Aborrecido foi para os croatas, que foram para casa"

- Ainda sobre a vitória frente à Croácia. "Quando for preciso vai ser assim, não brinco. Eu quero é ganhar. Claro que quero que a minha equipa jogue bem, mas à maluca não. À bola já não jogamos mais."

- Sobre a crença. "Acreditem tanto como os meus jogadores, porque eles vão morrer em campo para darem uma alegria ao povo português"

- Depois da conquista do Europeu. "Desta vez não digam que foi demérito dos outros porque já cansa um bocadinho".

- Sobre Ronaldo na final. "Por duas vezes tentou e por duas vezes não conseguiu continuar. E depois foi tremendo no balneário e no banco. É um grande capitão"

- Sobre Éder. "O patinho feio tornou-se bonito"

- Depois da conquista da Taça. "Fomos simples como pombas, prudentes como serpentes"

Confira as melhores frases do selecionador nacional:


Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.