Nunca se tinha visto nada assim na seleção de Fernando Santos. Foi a primeira goleada a sério da Era do técnico português, depois dos 3-0 obtidos frente à Noruega há uma semana e meia.

A seleção das "quinas" parte assim com a moral em alta para França, onde inicia a sua participação no Campeonato da Europa já no próximo dia 14 de junho frente à Islândia.

Momento:

A exibição da seleção portuguesa estava cinzenta, até que ao minuto 36, Quaresma arrancou pela esquerda, colocou a bola na cabeça de Ronaldo e o capitão da seleção, nas alturas, mergulhou e fez o primeiro golo de Portugal. Com este tento, o frasco do 'Ketchup' abriu-se, e Portugal arrancou para uma goleada histórica.

Melhores:

Quaresma

Pé ante pé foi subindo degraus e patenteou exibição memorável. Ficaram na retina os seus cruzamentos com a trivela, um remate de letra e claro os seus dois golos e outras tantas assistências. O momento da noite foi seu, depois de um remate em jeito que só parou no fundo das redes de Londrak. Golaço! Noite em grande para o extremo português. Está em grande forma antes do início do Campeonato da Europa.

Cristiano Ronaldo

O capitão da seleção portuguesa e Quaresma estabeleceram parceria de sucesso na partida frente à Estónia. Com os dois golos apontados frente à Estónia, ampliou o seu número de golos ao serviço da equipa nacional para 58 tentos, está apenas a uma internacionalização de igualar Luís Figo (tem 126) no número de internacionalizações. Continua a bater recordes. Impressionante.

João Mário

Parece que joga de pantufas. Transpirou classe no relvado da luz. Depois de ter começado nas alas, foi no centro que rendeu mais. Assistiu para o golo de Quaresma. Tem tudo para fazer um grande Europeu.

Piores:

Karol Metz

A noite já não lhe estava a correr de feição, com a defensiva da Estónia a mostrar-se incapaz para parar a avalanche ofensiva portuguesa. Numa infelicidade acabou por fazer um autogolo, depois de uma má saída do guardião Londak.

Curiosidades:

- O selecionador Nacional Fernando Santos iguala Humberto Coelho como o treinador da história da seleção percentagem de vitórias (66%)

- Há 6 anos que Portugal não marcava 7 golos num só jogo (A última vitória por esses números tinha sido contra a Coreia do Norte)

- Esta foi 5ª maior vitória da seleção em solo português:

1996 Liechenstein (8)1999 Azerbaijão (7)1999 Liechenstein (8)2013 Kuwait (8)2016 Estónia (7)

- Renato Sanches estreou-se a assistir em jogos de Portugal. Assistiu Quaresma para o seu segundo golo da noite.

Reações:

Ronaldo: "Temos jogadores motivados, vai ser um bom Europeu"

Fernando Santos: "A minha equipa não está presunçosa"

Éder: "Tenho a certeza que vou marcar no Europeu"

Ricardo Carvalho : Goleada "é bom para a confiança"