O futebolista Karim Benzema, avançado da seleção francesa, anunciou hoje que vai falhar a fase final do Euro2016, que se realiza em França, devido ao alegado envolvimento num caso de chantagem que envolve o também jogador Mathieu Valbuena.

“Infelizmente para mim e para todos aqueles que sempre me apoiaram. Não serei convocado para o nosso Europeu de França”, escreveu o jogador do Real Madrid na sua página oficial na rede social Twitter.

Minutos depois desta publicação, a Federação Francesa de Futebol (FFF) confirmou que Benzema vai ficar de fora dos convocados de Didier Deschamps, numa decisão que foi tomada em conjunto pelo selecionador e pelo presidente do organismo, Noël Le Graët.

“A FFF gostaria de lembrar que o desempenho atlético é um critério importante, mas não exclusivo para decidir a escolha de um jogador para a equipa de França. A capacidade dos jogadores para trabalhar em grupo, em torno do grupo e os exemplos que dão também são levados em conta. Por essa razão, foi decidido que Karim Benzema não vai participar no Euro2016”, lê-se num comunicado.

O avançado de 28 anos é acusado de cumplicidade na chantagem com vídeo sexual ao seu compatriota Mathieu Valbuena, seu colega de seleção. Judicialmente, Benzema já não estava proibido de poder ser convocado.

Benzema tem 81 jogos pela França, tendo marcado 27 golos.

No Campeonato de Europa, que vai decorrer de 10 de junho a 10 de julho, a França vai disputar o grupo A com Albânia, Roménia e Suíça.