O presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Noël Le Graët, reiterou hoje que Karim Benzema, envolvido num processo judicial, não foi afastado da seleção em definitivo, mas escusou-se a adiantar uma data para o seu regresso.

“Sempre o considerei um bom jogador e ele não foi suspenso para toda a sua vida”, considerou Noël Le Graët, acrescentando que o selecionador pode não convocar um jogador que não está castigado se entender que é o melhor para o grupo.

Noël Le Graët, que falava numa conferência de imprensa para avaliar o Euro2016, insistiu que aguarda o desenvolvimento do processo judicial em curso a Benzema, envolvido num alegado caso de chantagem de cariz sexual.

Mas além do ‘caso Benzema’, o presidente da FFF destacou o desempenho dos jogadores gauleses no Euro2016, que a anfitriã França perdeu no prolongamento da final disputada com Portugal (1-0).

A federação francesa decidiu excluir da seleção para o Euro2016 o jogador Karim Benzema, por o seu nome estar envolvido numa suposta chantagem de cariz sexual com um vídeo que envolve ainda o também internacional gaulês Mathieu Valbuena.

Benzema defendeu, nos dias anteriores ao início do Euro2016, que a sua ausência se devia ao facto de o selecionador francês, Didier Deschamps, ter “cedido à pressão de uma parte racista da França”, dadas as suas origens magrebinas.