A uma hora do início da final do Euro2016 de futebol, já o Stade de France estava praticamente cheio, com os adeptos gauleses, em larga vantagem, a não darem tréguas aos festejos vindos dos apoiantes portugueses.

Qualquer manifestação de apoio vinda da bancada norte, em que estão localizados maior parte dos adeptos de Portugal, foi prontamente ‘abafada’ pelos gritos vindos dos franceses, que estão em ‘casa’ e ocupam grande parte das tribunas do maior estádio gaulês, com 80.000 lugares.

Quando pela primeira vez foi anunciado o ‘onze’ inicial da seleção lusa, cada jogador foi de imediato apupado pelos franceses, sobretudo quando se ouviu o nome de Cristiano Ronaldo.

Tal como aconteceu em todos os jogos de Portugal no Euro2016, de seguida tocou no estádio “A minha casinha”, tema dos Xutos & Pontapés, música escolhida para ‘puxar’ pelos adeptos lusos, mas a voz de Tim praticamente não se ouviu, já que ao mesmo tempo os gauleses responderam com um bem barulhento “allez les bleus”.

Minutos depois, novo ensurdecedor coro de assobios, este com uma duração de alguns minutos, quando a seleção lusa subiu ao relvado para efetuar os habituais exercícios de aquecimento.

Por alguma razão, dois dos três títulos conquistados pela França (Euro1984 e Mundial1998) aconteceram em solo gaulês, o último no Stade de France. As bancadas estão repletas de bandeiras francesas, embora no local em que estão os portugueses, de vermelho e verde, se possa ler uma tarja com a frase "nação valente e imortal".

Quando as portas do Stade de France abriram, às 18:00 (17:00 horas de Lisboa), os ecrãs gigantes passavam imagens das antigas finais de campeonatos europeus, com os franceses que já estavam no recinto a ‘festejarem’ a conquista da prova de 2000, quando bateram a Itália com um ‘golo de ouro’ (2-1), e a derrota de Portugal no Euro2004, com a Grécia (1-0).

O Portugal-França está agendado para as 21:00 (20:00 horas de Lisboa) e terá arbitragem do inglês Mark Clattenburg.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.