A forte presença portuguesa na vila de Marcoussis já está à vista há muitos dias, mas esta quinta-feira surgiu a prova viva do nível de apoio que a seleção das 'quinas' terá em solo francês durante o Europeu de futebol.

Centenas de adeptos juntaram-se à porta do Centro Nacional de Râguebi desde cedo, vestidos a rigor com bandeiras, camisolas, chapéus e outros adereços. Ao final da manhã começaram a ouvir-se os cânticos constantes do hino português, frequentemente seguido de canções populares como o "Malhão".

Por volta das 13h30, a festa portuguesa chegou ao seu apogeu com a chegada do autocarro da seleção portuguesa. O forte contingente potencial procurou evitar excessos mas permitiu aos adeptos lusos demonstrarem todo o seu apoio à equipa das 'quinas', que entrou no centro de estágios por uma entrada secundária.

Ainda para esta quinta-feira está programada uma conferência de imprensa, que decorrerá pelas 17h30 locais (16h30 em Portugal continental). Pouco depois realiza-se um treino aberto a mil adeptos, e pelo que foi possível compreender em Marcoussis muitos mais gostariam de ter garantido a presença na sessão de trabalhos, mas os bilhetes gratuitos de acesso ao treino 'voaram' rapidamente.

O primeiro duelo da seleção portuguesa no Euro2016, diante da Islândia, disputa-se no dia 14 em Saint-Étienne. Segue-se um encontro com a Áustria em Paris e um último duelo, no que à fase de grupos diz respeito, frente à Hungria, em Lyon.