Portugal joga este sábado por uma vaga nos quartos de final do Euro2016, diante da Croácia, e Fernando Santos não hesita em elogiar e reforçar a confiança dos seus jogadores para a primeira partida a eliminar.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com os croatas, no Stade Bollaert Delelis, em Lens, o selecionador foi confrontado pelo Expresso com as declarações do diretor desportivo do Dínamo Zagreb, que entre as semelhanças entre os jogadores das duas equipas acabou por traçar a diferença nos "grandes tomates" dos croatas. Com sentido de humor, Fernando Santos apelou também à coragem da sua equipa para este embate: "A gente também precisa de ter 'uns assim' desse tamanho. Teremos menos bola do que tivemos em relação aos outros jogos, porque eram equipas que prescindiam de ter a bola. O normal é que as duas equipas se equivalam nesta matéria. Se ele disse isso, eu também acho... Amanhã também temos de ter 'uns assim'".

Numa conferência de imprensa que começou com quase duas horas de atraso, devido ao trânsito entre Marcoussis e Lens, Fernando Santos considerou o sentimento de favoritismo que se vive no seio da seleção croata como algo "natural", em função da boa fase de grupos do adversário. "Se olharmos para o que foi a fase de grupos, sim. A Croácia fez sete pontos, Portugal fez três. É normal que a Croácia se sinta favorita. Portugal irá responder da sua forma. O que queremos é ganhar e estar amanhã em Marcoussis", frisou.

"É verdade que Portugal fez três empates, mas Portugal foi melhor do que todas as equipas. É verdade que não vencemos. Agora queremos continuar a seguir em frente", acrescentou o selecionador, deixando ainda uma promessa em jeito de brincadeira: "Se quiserem que eu ganho o Euro so com empates, assino já por baixo".

A terminar, Fernando Santos vincou as diferenças deste jogo em comparação com as partidas frente a Islândia, Áustria e Hungria. "Não se pode comparar os jogos da fase de grupos com esta fase. A partir de agora esta questão já não se põe. Agora é para ganhar e é isso que vamos procurar fazer perante um adversário de enorme qualidade. Isso faz com que este seja um grande confronto. Acredito que Portugal pode vencer este jogo", repetiu o técnico de 61 anos.

Portugal e Croácia medem forças este sábado, às 21h00 (20h00 em Portugal continental), no Stade Bollaert Delelis, em Lens, por um lugar nos quartos de final do Euro2016.