Fernando Santos teceu rasgados elogios à seleção do País de Gales com quem Portugal irá medir forças nas meias-finais do Euro2016. Na conferência de imprensa deste sábado, no centro nacional de râguebi de França, em Marcoussis, o selecionador nacional assumiu mesmo que os galeses são uma "verdadeira equipa".

"Não fiquei nada surpreendido. Mandei dois colaboradores para ver o jogo, pois sabia da valia do País de Gales e mandei os meus colaboradores terem muita atenção a eles.. É uma verdadeira equipa", afirmou Fernando Santos, que relativizou também os castigos de Ramsey e Davies na seleção britânica. "O que carateriza País de Gales não é um jogador ou outro. Eles são uma equipa. Sei que vamos defrontar um excelente adversário. Também acredito que vamos vencer, apesar da grande valia de País de Gales."

Questionado sobre as críticas de alguma imprensa francesa, que considerou que Portugal não merecia estar nas meias-finais do Europeu, o selecionador nacional mostrou-se indiferente às críticas. "Não estamos aqui para ser bonitos ou feios, estamos aqui para fazer bem".

Por outro lado, o técnico da equipa das quinas confessou ser natural o carinho que seleções como a Islândia ou o País de Gales estão a receber dos adeptos das outras seleções. "É natural que a equipa do País de Gales e a Islândia estejam a ser consideradas as equipas bonitas e é por mérito. E País de Gales não é pêra doce, seguramente. Não me importo de ser patinho feio, a única coisa que quero é continuar cá e ir à final e ganhar".

No duelo entre Bélgica e Pais de Gales, Fernando Santos explicou que não tinha nenhuma preferência sobre os adversários: "São dois adversários absolutamente distintos. Se fosse a Bélgica seria uma equipa com grandes jogadores mas algumas fragilidades que poderiam ser positivas para Portugal. Não foi assim, agora vamos defrontar Gales e identificar aquilo que são coisas positivas e menos positivas".

"Não estou nada surpreendido com o que País de Gales tem feito. Já tinha feito uma boa fase de qualificação. É importante não esquecer que é uma equipa muito bem organizada, com um treinador que sabe muito bem o que fazer em campo. É uma equipa, talvez a única, em que 98 ou 99 por cento jogam no campeonato inglês e têm uma matriz muito própria. Esta equipa tem uma grande vontade, quase nos fazem pensar que não há amanhã", acrescentou.

Portugal cumpre este sábado o primeiro treino em pleno de preparação para as meias-finais do Europeu, agendadas para a próxima quarta-feira, em Lyon.